Pular para o conteúdo

Por Camila Soligo Barbosa:

Nos dias 11 e 13 de novembro, alunos dos 3ºˢ anos da Escola Comunitária de Campinas participaram de uma empolgante visita aos estádios Brinco de Ouro da Princesa e Moisés Lucarelli, ambos localizados em Campinas. A atividade, desenvolvida pela área de Educação Física, foi uma experiência marcante e faz parte do Projeto Campinas.

Na ECC, o ensino de Educação Física vai além das quadras e campos. No 3º ano, o futebol é uma temática de transformação, promovendo experiência interdisciplinar e oferecendo aos estudantes oportunidade de reflexão e aprendizados. Através do futebol, no Projeto Campinas, os alunos ampliam sua compreensão sobre a cidade, cultura e cidadania, com o objetivo central de formar cidadãos críticos, responsáveis e conscientes de seu papel na sociedade.

Durante as aulas de Educação Física e o estudo nos estádios, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a história dos dois clubes mais tradicionais e populares de Campinas: a Associação Atlética Ponte Preta e o Guarani Futebol Clube. Além disso, puderam refletir e aprender sobre o futebol enquanto fenômeno social, a importância de adotar uma postura respeitosa e responsável como torcedor e como a paixão pelo esporte é transmitida de geração em geração

Para fortalecer ainda mais os laços entre a escola e as famílias, os familiares foram convidados a participar do estudo do meio. A estreia dessa experiência foi, sem dúvida, inesquecível para todos.

No tour pelos estádios, os alunos e seus familiares puderam explorar as salas de memorial, que exibem as conquistas e imagens dos times ao longo da história. Além disso, conheceram os túneis de acesso ao campo, os bancos de reservas, as arquibancadas, academias de preparação física, vestiários e sala de imprensa. Em um momento de imersão nos estádios, alunos e familiares estiveram nos campos, em movimento, explorando suas imensidões e possibilidades.

O estudo foi orientado pela professora de Educação Física Camila Soligo Barbosa, além das professoras titulares e auxiliares e outros profissionais do Ensino Fundamental 1 da ECC.