Dia Mundial do Meio Ambiente: ECC elege a sustentabilidade como tema a ser trabalhado com toda a comunidade escolar em 2025
Por Clara Viana:
Hoje, 5 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Neste ano, a Escola Comunitária dará ênfase à questão ambiental de maneira abrangente, com atividades e ações envolvendo toda a comunidade escolar em torno do tema “ECC Sustentabilidade: em que mundo queremos viver?” Essa temática se alinha com as pautas propostas pelo Programa de Escolas Associadas da UNESCO, da qual a ECC é associada desde 2014.
A escolha da Sustentabilidade como tema para a ECC em 2025 o tema também foi motivada por ser o ano da está relacionada à COP30 no Brasil, uma vez que a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que será realizada neste ano em Belém, no estado do Pará.
Durante o ano, vários projetos e atividades serão desenvolvidos sobre essa temática com os estudantes, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, promovendo a conscientização para a construção de um mundo mais sustentável.
Nesse contexto de estender o tema para toda a escola, a nossa Festa Junina, que acontecerá neste sábado, traz o tema “Somos ainda mais ECC celebrando a brasilidade e a sustentabilidade”, implementando ações de economia de recursos, uso de materiais reaproveitados e reciclagem de lixo.
“Nossa escola está focada na sustentabilidade, abordando temas como mudanças climáticas e aquecimento global. No segundo semestre, realizaremos a mostra ECC Portas Abertas, com projetos dos alunos voltado para essa questão. Entre as iniciativas em andamento, estão a Festa Junina, que incorpora essa temática, e a inauguração de uma usina fotovoltaica na ECC para suprir o nosso consumo energético. Essas ações reforçam a escolha do tema para o ano”, explicou Marcos Marcio, Diretor Pedagógico.
Outra iniciativa importante para compor as ações voltadas à conscientização ambiental foi proposta pela Galeria de Artes Francisco Biojone, que neste ano trouxe duas exposições instigantes sobre o tema. “Neste local buscamos estreitar laços entre criadores e o ambiente educacional. Em 2025, explorando a sustentabilidade, apresentamos duas exposições. A primeira, intitulada ‘Existe um plano B?’, instigava a reflexão sobre queimadas e desmatamento. Já ‘Árvore-mãe’, de Vera Ferro, traz uma abordagem mais sensível e acolhedora para tratar da preservação ambiental”, esclareceu Tina Gonçalez, coordenadora do Núcleo de Artes da ECC e curadora da Galeria.
A mostra “Árvore-mãe”, da artista visual, Vera Ferro, que ficará exposta na galeria até até 23 de junho, traz uma mensagem de relevância da natureza para a vida no planeta, explorando as conexões simbólicas entre a árvore mãe e os outros elementos que compõem a floresta. Integrar essa temática à arte é uma das maneiras de incentivar a reflexão sobre as questões ambientais e promover a conscientização desde as primeiras fases de vida do ser humano.
“Aqui, as obras alcançam um público muito mais amplo do que em espaços voltados apenas para adultos. Estamos impactando os mais jovens, que estão crescendo e formando sua visão de mundo. A mente está aberta para aprender, e o coração, para sentir. É interessante semear esses conhecimentos desde cedo. Observando com atenção nas pinturas, percebe-se diversos bichinhos, insetos e até elefantes ocultos nos quadros, o que despertou encantamento. Embora não tenham sido feitos especialmente para esse público, se envolveram e aproveitaram a brincadeira, algo que muitos adultos não percebem. As crianças possuem um olhar único para essas descobertas”, concluiu Vera Ferro, autora das obras da exposição.
Além da comunidade da ECC, a mostra está aberta ao público em geral. As visitas devem ser agendadas previamente pelo telefone (19) 3758-8500, nos dias e horários mencionados no início desta matéria. A Galeria de Arte Francisco Biojone está situada na Escola Comunitária de Campinas, localizada na Rua Egberto Ferreira de Arruda Camargo, 650, Parque da Hípica.
Confira o vídeo sobre a exposição: