Pular para o conteúdo

Por Betina Mantoan:

Nesta quinta-feira, 7 de novembro, a Escola Comunitária comemorou seus 47 anos de história com um momento de encontro, emoção e reflexão sobre o legado da instituição. A celebração contou com a presença de alunos, professores e funcionários, que se reuniram para celebrar esse marco importante.

A programação teve início no Ginásio da Escola, pela manhã, e continuou nas quadras cobertas à tarde. Todos se uniram para cantar o Hino Nacional e, em seguida, o tradicional Hino da Escola Comunitária, que emocionou a todos. Durante a execução do hino da ECC, um gesto simbólico de união foi realizado: todos se abraçaram e cantaram juntos.

Em sua fala, o diretor pedagógico Marcos Marcio resgatou a história da Escola, lembrando que a ECC nasceu do zero, com o sonho de criar um ambiente educativo diferente. “Diferente porque ela pretende que o aluno pense, que leve a sério sua posição de estudante e respeite todas as pessoas”, destacou Marcos, citando a fundadora Amélia Pires Palermo.

Além da palavra do diretor, a cerimônia contou com depoimentos de membros da comunidade escolar, que compartilharam suas vivências e impressões sobre o impacto da ECC em suas vidas. A professora Luciana Bitar, que está na escola há 23 anos – 14 como aluna e 9 como professora –, descreveu a Escola Comunitária em três palavras: “diferente”, “especial” e “surpreendente”. Para Luciana, a escola sempre se destacou pela sua capacidade de transformar e surpreender.

A colaboradora Jane Gallo também destacou a importância da ECC em sua trajetória pessoal. “A Comunitária fez na minha vida literalmente o papel de escola, onde aprendi e evoluí como pessoa e funcionária”, afirmou.

Lígia Neubern, coordenadora da Comissão de Integração e mãe da ECC, falou sobre a missão da Comunitária em formar cidadãos conscientes e atuantes: “A ECC está formando pessoas que se mobilizem para ver e fazer o que pode ser melhor”, disse.

A celebração também contou com depoimentos de alunos.  Clara Lee, aluna da 3ª série do Ensino Médio, compartilhou como a ECC foi fundamental em sua trajetória desde o infantil até o momento atual. “A escola é muito especial para mim. São pessoas que você vai levar para sempre no seu coração. É um ambiente muito gostoso e que torna as pessoas mais unidas”.

Outro depoimento foi da Alice Maggi, aluna do Infantil 4, que disse “eu gosto muito das minhas professoras e das brincadeiras que eu faço aqui”.

O evento também contou com uma homenagem das crianças do Curso Infantil e dos 1ºˢ anos do Ensino Fundamental 1 aos alunos da 3ª série do ensino médio, que estão se despedindo da escola neste ano. 

Durante os intervalos, todos puderam saborear sorvetes ou bolos, proporcionando momentos de descontração e confraternização entre os presentes.

Os 47 anos de história da ECC são um verdadeiro reflexo do que a Escola Comunitária representa para todos que passam por aqui: uma instituição que, ao longo dos anos, se firmou como um espaço de educação de qualidade, respeito e transformação.

Feliz aniversário, Escola Comunitária!