Pular para o conteúdo

Por Betina Mantoan:

No dia 15 de janeiro, a Escola Comunitária de Campinas iniciou o planejamento para o ano de 2025 com uma série de atividades de formação e capacitação para sua equipe, que se estenderam até o fim da semana. A programação incluiu ações comuns a todos os grupos, além de atividades específicas para cada curso e núcleo da instituição.

Uma das ações realizadas foi a apresentação das políticas internas de prevenção e combate ao assédio e outras formas de violência, ministrada por Gustavo Sales, Analista de Gestão de Pessoas, bem como a política de privacidade e proteção de dados, voltadas a todas as equipes da escola, apresentada por André Moreira, DPO (Data Protection Officer) da ECC. Essas iniciativas visam reforçar o compromisso da instituição com um ambiente seguro e respeitoso para todos.

Além disso, os professores e monitores passaram por um treinamento em primeiros socorros, alinhado à Lei 13.722, conhecida como “Lei Lucas”. O curso, de grande importância, ministrado pela empresa Creche Segura, visa preparar a equipe para atuar de forma eficiente em situações de emergência, garantindo a segurança e o bem-estar dos alunos e colaboradores.

A área de Saúde e Bem-Estar também organizou o evento “Cheguei na ECC”, uma ação de boas-vindas para os novos membros da equipe escolar. Durante a atividade, os recém-chegados participaram de dinâmicas de grupo e tiveram a oportunidade de se integrar aos membros dos colegiados administrativo e pedagógico, além de conhecer mais sobre os cursos e setores da escola.

No dia 20 de janeiro, a escola promoveu a “Manhã de Acolhimento e Integração”, um momento de aproximação entre as equipes pedagógica e administrativa. A dinâmica em trios proporcionou a oportunidade dos profissionais se conhecerem melhor, compartilhando suas trajetórias, funções e motivações para trabalhar na ECC. Neste dia também, o diretor pedagógico, Marcos Marcio, apresentou para toda a equipe o tema “ECC Sustentabilidade: outra equação é possível?”, que será trabalhado por toda a escola em 2025, em várias atividades e projetos. O trabalho com esse tema resultará também em ações concretas sobre sustentabilidade envolvendo toda a comunidade escolar.

Além dessas atividades, ocorreram formações específicas para cada um dos cursos da escola. Destaca-se a oficina de tintas naturais, conduzida pelo artista John Bermond e pela professora Alba Salve, voltada para o Ensino Infantil, que proporcionou aos participantes a oportunidade de explorar práticas sustentáveis e criativas. A Profa. Dra. Flávia Vivaldi, doutora em Educação pela Unicamp e mestre em Psicologia, conduziu uma formação sobre os desafios da convivência escolar e o desenvolvimento da autonomia, destinada ao Ensino Fundamental 1. Para os professores do Ensino Fundamental 2, houve uma formação com o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral (GEPEM), abordando o tema “A convivência ética na escola: construindo coletivamente um programa de convivência.” Essa formação foi conduzida pelo professor Dr. Raul Alves de Souza e pela mestre Sanderli Bicudo Bonfim. Já para o Ensino Médio, a psicóloga e integrante do GEPEM, Dra. Mariana Tavares, conduziu uma formação com o tema “Condições favoráveis para a gestão eficiente da sala de aula: estratégias e desafios.”