Pular para o conteúdo

Por Betina Mantoan:

Nos últimos meses, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 2 desenvolveram um projeto interdisciplinar sobre o Cerrado, o 2º maior domínio morfoclimático do Brasil. O Projeto Cerrado envolveu as disciplinas de Geografia, Ciências, Matemática, Maker, Língua Portuguesa e Produção de Texto. O objetivo principal do projeto foi aprofundar o conhecimento sobre esse bioma, suas características e as ameaças que enfrenta.

Durante o projeto, os estudantes pesquisaram a fundo a flora, fauna, relevo, solo, clima e hidrografia do Cerrado, além de explorar as relações de interdependência entre esses elementos naturais. A turma também investigou temas socioambientais relevantes, como o desmatamento, queimadas e os impactos das ações humanas no bioma.

O resultado dessa investigação se manifestou de diversas formas criativas. Os alunos se envolveram em atividades como fotos, desenhos, vídeos, luminárias, herbários, infográficos, apostilas, maquetes, cartas e até animais taxidermizados. Além disso, realizaram uma degustação de frutos típicos do Cerrado, promovendo uma experiência sensorial que complementou os estudos sobre a biodiversidade local.

Entre as atividades realizadas, os alunos também criaram máscaras dos principais animais do Cerrado que estão ameaçados de extinção, como o Lobo-Guará, a Onça-Pintada, o Tamanduá-Bandeira, a Anta e o Tatu-Canastra. As máscaras, confeccionadas a partir de desenhos dos animais, óculos coloridos e adornos como pompons e adesivos, foram uma forma lúdica de sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação dessas espécies.