Pular para o conteúdo

Por Gabriel Spolaor e Betina Mantoan:

No início de novembro, o desejo de participar dos Jogos Interclasses animou as turmas de 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental 2. O evento, que movimentou a comunidade escolar, teve um início repleto de desafios e dúvidas sobre como organizar uma competição esportiva. Contudo, a colaboração entre os alunos do Ensino Médio, membros da chapa GREMEC, e o Núcleo de Educação Física e Orientação Educacional resultou em uma parceria para a realização do evento.

O Futsal, escolhido como prática corporal, foi o tema gerador de uma investigação que envolveu gestos, construção de estratégias coletivas, formas de comunicação e práticas éticas. A iniciativa se transformou em um verdadeiro laboratório de aprendizagens, com os alunos imersos em um processo contínuo de movimento e criação.

No dia tão esperado, as emoções estavam à flor da pele, com um coletivo de professores e funcionários proporcionando suporte e mediação, permitindo que os próprios alunos assumissem diferentes funções e responsabilidades. O evento refletiu o princípio pedagógico do protagonismo juvenil, onde os estudantes não apenas jogaram, mas também se tornaram participantes da organização e execução do evento esportivo.

“Sentimos juntos uma Comunitária que se uniu em prol da vivência do Esporte como uma ação que torna possível a inclusão, o pertencimento e a participação de todos”, diz o Coordenador de Educação Física Gabriel Spolaor.