Estudantes dos 5ºˢ anos exploram a história e a memória na Fazenda Ibicaba
Por Betina Mantoan:
Como parte do projeto de classe “Construindo caminhos: Quem somos nós?”, os alunos dos 5ºˢ anos embarcaram para a histórica Fazenda Ibicaba, situada no município de Cordeirópolis. Este estudo do meio, dentre outros objetivos, busca sensibilizar os estudantes sobre o preconceito enfrentado pelos africanos escravizados e pelos imigrantes ao chegarem ao Brasil. Exploraram a complexidade das relações de trabalho da época e reconheceram as contribuições fundamentais desses grupos para a economia cafeeira do país.
Durante a visita, os alunos foram imersos em um rico ambiente histórico, tendo a oportunidade de interagir com personagens representativos da época, interpretados por atores profissionais. Fundada em 1817 pelo Senador Vergueiro, a Fazenda Ibicaba desempenhou um papel crucial na produção de café, sendo, por um período, a maior produtora do Brasil. O estudo do meio à fazenda ofereceu aos estudantes uma autêntica viagem no tempo, destacando-se o impressionante conjunto arquitetônico composto pela sede centenária, capela, senzala, torre do relógio, terreiros e tulhas, todos construídos pelos escravizados africanos e imigrantes italianos que por alí passaram.
Além de explorar a arquitetura e a vida cotidiana da época, os alunos também puderam conhecer as condições de vida dos escravos e imigrantes, enriquecendo sua compreensão sobre os desafios enfrentados por esses grupos históricos. A visita à Fazenda Ibicaba não apenas proporcionou um mergulho na história, mas também serviu como um poderoso lembrete do papel essencial que locais como esse, desempenham como lugares de memória, preservando os legados de épocas passadas.
Essa experiência concretizou e sensibilizou os alunos sobre parte da realidade vivida pelos grupos escravizados e imigrantes que aqui vieram, promovendo uma compreensão mais profunda a respeito da história desse povo e do povo brasileiro.
Fotos: Ákilla Magalhães