Pular para o conteúdo

Por Betina Mantoan:

Como parte do projeto interdisciplinar Cerrado, os alunos dos 7ºˢ anos do Ensino Fundamental 2 estiveram na cidade de Capitólio, em Minas Gerais, nos dias 16 e 17 de maio.

O estudo do meio foi planejado a partir dos conteúdos conceituais das disciplinas de Geografia, Ciências, Educação Física e Orientação Educacional. Teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma imersão completa no bioma do Cerrado, um dos mais ricos e ameaçados do Brasil.

No primeiro dia, os alunos conheceram o Lago de Furnas, considerado um dos maiores lagos artificiais do país. Em um passeio de barco, puderam aprender sobre a configuração hidrográfica do lago, ver as formações geológicas dos cânions e cachoeiras, e conhecer a diversidade da vegetação, que oscila entre matas e cerrado, compreendendo assim a importância turística e ecológica desse ambiente.

No segundo dia, a aventura continuou com a Trilha do Sol, onde os alunos tiveram contato com as várias espécies da flora do Cerrado, das formações rochosas características da região e das piscinas naturais, alimentadas pelos recursos hídricos do local.

Além dos momentos de aprendizado, os alunos também tiveram atividades de lazer no hotel onde estavam hospedados. Os estudantes foram acompanhados pelo professor Joel David, pelas professoras Lília Andrietta e Daniela Valbert, pelo Orientador Educacional Gilson Medeiros, pela Coordenadora do Ensino Fundamental 2 Sandra Quatorze e pela auxiliar de atividades Giovanna Caretta, juntamente com a agência Trilha Educação.