Exposição Reencontro de Francisco Biojone é aberta na Galeria de Arte da Escola Comunitária
Por Betina Mantoan:
Na última semana, a Galeria de Arte da Escola Comunitária recebeu a abertura da exposição “Reencontro”, do renomado artista Francisco Biojone. A mostra, que ficará disponível ao público entre os dias 4 de novembro e 5 de dezembro, apresenta um conjunto de obras quase inéditas, permitindo que novos olhares descubram as cores e formas que marcaram a trajetória desse talentoso artista.
O evento é especialmente significativo, pois marca o retorno das obras de Biojone ao espaço que leva seu nome, a Galeria de Arte, uma homenagem que foi feita em 2012. Este ano, a exposição coincide com o mês de comemoração dos 47 anos da Escola Comunitária, o que torna o momento ainda mais simbólico.
Francisco Biojone, que foi uma figura fundamental na construção do caminho para a integração da arte com a educação na escola, sempre esteve presente nos momentos importantes da Instituição. Como pai da escola e também como educador, o artista contribuiu ativamente para a formação do Núcleo de Artes e esteve envolvido em várias atividades que promovem a arte como ferramenta de aprendizado e transformação.
“Este é um momento especial, em que sua memória é reavivada nesta exposição que traz obras quase inéditas ao público e que estão sendo apresentadas pela segunda vez desde a sua produção, permitindo que novos olhares contemplem as cores e formas que marcam a trajetória desse artista”, afirmou Tina Gonçalez, coordenadora do Núcleo de Artes da Escola Comunitária.
Biojone, mesmo após a sua colaboração direta com a escola, seguiu contribuindo com sua arte e participando de exposições e eventos comemorativos ao longo dos anos. A abertura de “Reencontro” é, portanto, uma oportunidade para relembrar e reviver a obra de um dos maiores nomes da arte contemporânea da região.
A exposição pode ser visitada até o dia 5 de dezembro, na Galeria de Arte da Escola Comunitária, localizada no Galpão do Prédio Administrativo.