Festival de Esportes e Integração do Ensino Médio
Por Gabriel Spolaor:
Se o desafio a ser superado neste final de ano tão intenso, era construir um evento esportivo com os jovens da nossa escola, a lousa cheia conta de um dia feliz de descontração, interações, jogos, gestos, risos, Festival Integração do Ensino Médio!
O Projeto que já fazia parte dos planos de ensino do Fundamental 2 há vários anos, passa a compor e ser implementado no Ensino Médio com a ampliação e aprofundamento dos contornos e intencionalidades didático-pedagógicas. As aulas de Educação Física como espaços de vivências, descobertas, reflexões e construção de aprendizados com/das Práticas Corporais, tornaram-se também, contextos de planejamento e organização coletiva do Festival, elaborado no diálogo e mediação dos professores do Núcleo com todas as turmas.
Movimento de costura artesanal com muitas idas e vindas, que envolveu não só escuta sensível para tatear os interesses dos jovens, mas também, o alinhamento necessário entre a parceria de Educação Física, Coordenação de curso, Orientação Educacional, corpo docente de outras disciplinas e funcionários de vários setores da ECC, em um planejamento participativo e democrático que se desenvolveu nos meses anteriores ao evento. Percurso dialógico próprio da Comunitária, formativo para todos os participantes.
Durante os torneios de Vôlei e Futsal realizados no dia 27 de novembro, alunos e professores, transformaram-se em jogadores, árbitros, torcedores, fotógrafos… Uma verdadeira diversidade de corpos brincantes mobilizando diferentes linguagens e assumindo o seu protagonismo e singularidade em cada gesto e expressão. Buscando comunicar o melhor, mais bonito e intenso de si aos outros, a favor do Esporte coletivo!
Essa foi uma daquelas experiências marcantes que permanecem de modo muito afetuoso em nossas memórias e fortalecem a compreensão da importância da Educação Física escolar da ECC, como componente curricular que respeita e valoriza a potência das Juventudes e assume o tema dos Esportes como possibilidade de mobilização comunitária, inclusão, participação e animação sociocultural!
Fica a alegria da realização e o profundo agradecimento pelo trabalho em parceria com toda a equipe pedagógica do Ensino Médio, funcionários e principalmente, alunos e alunas que se colocaram em jogo e se envolveram de corpo inteiro no Projeto!