Mostra do Projeto Cidadania Global e Cultura de Paz: Estudantes em ação pela Agenda 2030
Por Betina Mantoan:
No dia 19 de setembro, as salas de aula do Ensino Fundamental 2 e o Galpão do Infantil foram o cenário da Mostra do Projeto Cidadania Global e Cultura de Paz, uma atividade que marca a conclusão do trabalho dos alunos dos 9ºs anos. Este projeto envolveu as disciplinas de História, Geografia, Artes Visuais, Ciências, Inglês, Matemática, Produção de Texto, Química, Física e Orientação Educacional.
O Projeto Cidadania Global e Cultura de Paz tem como objetivos centrais educar os estudantes para a cidadania global e promover uma cultura de paz. A Escola Comunitária de Campinas, que integra o Programa de Escolas Associadas da UNESCO, adota princípios essenciais, como a promoção da cultura da paz e a educação para o desenvolvimento sustentável, formando gerações conscientes de seu papel como protagonistas de uma cidadania global.
Os alunos realizaram estudos e reflexões sobre a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pesquisando os avanços que ocorreram nos últimos anos, bem como os problemas que ainda persistem em variados países. É importante destacar que a Agenda 2030 tem sido alvo de críticas em razão do progresso lento e de não atacar frontalmente questões estruturais.
Através desse projeto, buscamos não apenas conscientizar os alunos sobre sua responsabilidade global, mas também incentivá-los a ser agentes de mudança em suas comunidades.
Fotos: Ákilla Magalhães