Pular para o conteúdo

Por Betina Mantoan:

No Projeto desenvolvido pelos alunos do 2º ano, intitulado “No tempo da infância dos avós e bisavós”, as crianças vivenciaram uma prática comum no passado: a costura. Durante o projeto, os alunos entrevistaram bisavós que compartilharam relatos sobre como, antigamente, as mães e avós costuravam as roupas de seus filhos, e poucas peças eram compradas nas lojas.

Para resgatar essa tradição, os alunos trabalharam com talagarça, tecido utilizado para a prática de costura, e convidaram os avós dos 2ºˢ anos C e D para participarem dessa experiência. A atividade teve como foco não só o aprendizado da técnica de costura, mas também o fortalecimento dos laços entre as gerações, proporcionando uma troca enriquecedora de saberes entre os mais experientes e as novas gerações.

Além de aprenderem a arte da costura, os alunos puderam valorizar o trabalho e a experiência dos avós, criando momentos de proximidade e afetividade entre avós e netos. A atividade se mostrou um sucesso, permitindo aos estudantes não apenas desenvolver uma habilidade manual, mas também aprofundar seus conhecimentos sobre o passado de suas famílias e a importância da tradição.