
No dia 28 de setembro, das 8h às 12h, a Escola Comunitária abrirá suas portas para receber a comunidade escolar e o público em geral.
A programação será composta por uma mostra de práticas e projetos pedagógicos da ECC, possibilitando a circulação do público pelos vários ambientes da escola e a interação com nossa equipe de profissionais, além dos estudantes. Esperamos por você!
Profissionais da Educação de outras escolas e profissionais e estudantes de Graduação e Pós-Graduação:
Confira a sua programação específica clicando aqui!
Uso de Imagens
A Equipe de Comunicação Institucional fará o registro e divulgação do evento.
Confira abaixo o nosso termo de autorização de imagem:
A presente autorização é concedida a título gratuito, abrangendo o uso da imagem do participante do evento em todo o território nacional e no exterior. A divulgação da imagem poderá se dar por mídia em geral, escrita, falada, televisiva ou eletrônica, por qualquer meio de comunicação, dentre os quais podem ser destacados, a título de exemplos: site, redes sociais, cartazes, folders, revistas, anúncios, catálogos, mídia eletrônica, banners, trabalhos acadêmicos, televisão, rádio, documentários, vídeos institucionais, entre outros.
O presente instrumento particular de autorização é celebrado em caráter permanente, podendo ser revogado, a qualquer momento, mediante solicitação formal à Escola.
Programação Cursos Regulares
Educação Infantil
Ensino Fundamental 1
Ensino Fundamental 2
Ensino Médio
SÉRIES | ATIVIDADE | LOCALIZAÇÃO |
---|---|---|
Infantil 1 | Descobertas e saberes na primeira infância | Sala de aula e “bosquinho” ao lado da quadra do Infantil |
Infantil 2 | Circularidades, um estrear cheio de vida | Galpão do Infantil em frente ao parque (área do caracol) |
Projeto Pontes: sobre a transposição dos próprios limites | Sala 6 – Prédio do Infantil | |
Infantil 2 | Contexto Pegadas | Sala 8 – Prédio do Infantil |
Infantil 3 | Projeto Brisa Vento Ventania | Sala 2 e 4 – Prédio do Infantil e quintais |
Infantil 4 | Eu e meu corpo: um mundo de descobertas | Sala 9 – Prédio do Infantil e quintal |
Salas Temáticas
Língua Inglesa | Infantil, Fundamental 1, Práticas Complementares e Extra Idiomas | Sala 6 – Prédio do Ensino Fundamental 1 e quintal |

SÉRIES | ATIVIDADE | LOCALIZAÇÃO |
---|---|---|
1º ano | Projeto Castelos e Projeto Cordel | Corredores do Infantil, salas e quintais dos 1ºˢ anos |
2º ano | Projeto Brincar e Aprender | Sala 2 – Prédio do Ensino Fundamental 1 e Sala de Informática |
3º ano | Interdependência entre campo e cidade | Sala 1 – Prédio do Ensino Fundamental 1 |
4º ano | Brasil: país da diversidade | Sala 3 – Prédio do Ensino Fundamental 1 |
5º ano | Vivenciando os projetos por meio da literatura | Sala 7 – Prédio do Ensino Fundamental 1 |
Salas Temáticas
Língua Inglesa | Infantil, Fundamental 1, Práticas Complementares e Extra Idiomas | Sala 6 – Prédio do Ensino Fundamental 1 e quintal |
Educação Física | Jogos da Primavera: celebrando desde 1990 conhecimentos comuns e experiências coletivas (1º ao 5º ano) | Praça da Amizade |
Dança, festa junina, tradições, memórias e experiências vividas (2º ao 5º ano) | ||
Artes Visuais | Aventura do Olhar – A paisagem que nos cerca | Mural em torno da sala de Artes – Prédio do Ensino Fundamental 1 |
Música | Percepção Musical: apresentação dos instrumentos e parte do repertório trabalhado com o Infantil e Fund. 1 | Sala de Música |

SÉRIES | ATIVIDADE | LOCALIZAÇÃO |
---|---|---|
6ºˢ aos 9ºˢ anos | Línguas Estrangeiras na ECC: Fundamental 2, Ensino Médio, Exames de Cambridge, Programa de Duplo Diploma (High School) e Extra Idiomas | Sala 7 (Bloco IA) |
6ºˢ aos 9ºˢ anos | Olimpíadas do Conhecimento Horário: 09h às 10h | Palco ao lado da Cantina |
6º ano | História: A Pré História e a (re) Criação do Passado | Sala 12 (Bloco 1B) |
Matemática: Geometria | Sala 14 (Bloco 1B) | |
Matemática: Projeto “Brincar Com” | Sala 15 (Bloco 1B) | |
Língua Portuguesa: Jogo Luna Clara e Apolo 11 | Sala 8 (Bloco 1B) | |
Língua Portuguesa: Exposição de HQs com críticas sociais | ||
Língua Portuguesa: Apresentação de podcast literário / Livro Nós | ||
7º ano | Geografia, Ciências, Língua Portuguesa, Produção de Texto e Matemática: Projeto Interdisciplinar Cerrado | Salas 17 e 22 (Bloco 1B) e Praça da Paz |
Ciências e Artes: Projeto Interdisciplinar de Iniciação Científica | Praça da Paz e painel vermelho do corredor da sala 22 (Bloco 1B) | |
Artes Visuais: Mostra: Cicatrizes invisíveis – Arte contra o abuso verbal / Exposição sobre o bullying | Painel vermelho da entrada ao lado da monitoria e os painéis do corredor do Ensino Fundamental 2 | |
Matemática: Projeto Escher | Salas 14 e 15 (Bloco 1B) | |
Língua Portuguesa: Prefixos e sufixos: composição e hibridismo | Sala 8 (Bloco 1B) | |
Língua Portuguesa: Colagem digital: mitologias | ||
Projeto: Mega máquina de Rube Goldberg | Sala de Artes (Bloco 1B) e Praça da Paz | |
8º ano | Matemática: Jogos | Salas 14 e 15 (Bloco 1B) |
Ciências da Natureza (O ensino de Ciências no Ensino Fundamental 2) Introdução à Química: Separação de misturas / Investigação de caneta envolvida em um crime Introdução à Física: Gerador de van graaff / Cabo de guerra eletrostático / Protoboard com pilhas e leds | Laboratório de Ciências (Bloco 1B) | |
Ciências: Apresentação de lapbooks nos murais do bloco II com exposição de animais do laboratório | Murais do Bloco 2 | |
Língua Portuguesa: Livro de contos de ficção cientifica / Roda de leitura | Sala 8 (Bloco 1B) | |
Língua Portuguesa: Excertos de textos argumentativos | ||
9º ano | Projeto Interdisciplinar Cidadania Global e Cultura de Paz | Sala 9 (Bloco 1B) |
Matemática: Geometria | Salas 14 e 15 (Bloco 1B) | |
Língua Portuguesa: Intervenções fotografias O som do rugido da onça / Contos e reportagens multimidiáticas | Sala 8 (Bloco 1B) |
Salas Temáticas
Orientação e Equipe de Ajuda | Apresentação do trabalho que é realizado pela Orientação Educacional e Equipe de Ajuda | Sala 13 (Bloco 1B) |

Salas Temáticas
SÉRIES | ATIVIDADE | LOCALIZAÇÃO |
---|---|---|
1ª a 3ª série | Projeto Rio: a biografia de uma cidade | Sala 3 (Bloco 1A) |
XXI Campeonato de Pontes de Macarrão. Horário: 10h às 12h. | Ginásio | |
Novo Ensino Médio na ECC | Sala 5 (Bloco 1A) | |
Trilha – Preparação para os exames vestibulares | Sala 4 (Bloco 1A) | |
Sala de Língua Portuguesa | Sala 2 (Bloco 1A) | |
Línguas Estrangeiras na ECC: Fundamental 2, Ensino Médio, Exames de Cambridge, Programa de Duplo Diploma (High School) e Extra Idiomas | Sala 7 (Bloco 1A) | |
Artes gráficas e visuais na ECC | Corredor do Ensino Médio (bloco 1A) | |
Práticas Corporais na ECC e Artes | Mezanino (Ginásio) | |
Matemática: Mundo das Funções: Produção de jogos com IA | Sala 6 (Bloco 1A) |

Programação Cursos Livres
Comunitária Integral
Comunitária Extracurricular
A Comunitária Integral foi cuidadosamente planejada para oferecer às famílias, no contraperíodo das aulas regulares, uma proposta diferenciada em um ambiente acolhedor.
As propostas educativas são planejadas por uma equipe multidisciplinar, garantindo tempos de acompanhamento e estímulo à alimentação saudável, com almoço e lanche, momentos de autocuidado, descanso, estudo e lição de casa, recreação, projetos e oficinas diversificadas.
O atendimento da Comunitária Integral está organizado por grupos multietários, que propõe convivência, vínculos e troca de saberes.
ATIVIDADE | LOCALIZAÇÃO |
---|---|
Exposição: Apresentação da Proposta do Programa Comunitária Integral | Quintal em frente às salas do Integral |
Exposição: Uma viagem à África: tesouros do antigo Egito | Sala 9 – Prédio do Ensino Fundamental 1 |
Vivência: Descobrir e brincar com a escrita hieroglífica | |
Ateliê Sensorial: Descobrindo o mar aberto | Sala 8 – Prédio do Ensino Fundamental 1 |
Práticas Corporais: Vivência de Parkour e Skate | Quadra descoberta do Ensino Fundamental 1 |
Having fun with English! Práticas em inglês | Sala 6 – Prédio do Ensino Fundamental 1 |

As atividades extracurriculares complementam a formação dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento de diferentes habilidades e competências em áreas específicas. São modalidades que perpassam as áreas da CULTURA, TECNOLOGIA, ESPORTES e IDIOMAS.
Na Comunitária Extracurricular, estendemos o trabalho com os valores e princípios que são inerentes ao nosso projeto político pedagógico e que queremos efetivado em nossas práticas educativas.
Para as famílias, as atividades extracurriculares oferecidas na Escola proporcionam segurança, comodidade e otimização do tempo, evitando deslocamentos pela cidade.
ATIVIDADE | LOCALIZAÇÃO |
---|---|
Fundamental 1: Extra Idiomas | Sala 6 – Prédio do Ensino Fundamental 1 e quintal |
Fundamental 2: Extra Idiomas | Sala 7 (Bloco 1A) |
Violão | Palco ao lado da Cantina |
Teatro: Apresentação de Cenas Curtas | Sala de Teatro (Bloco 1B) |
Esportes e Práticas Corporais | Mezanino |
Capoeira | Sala 6 Bloco 2 |
Comunitária Extracurricular: Conheça nossas atividades | Sala 7 Bloco 2 |
Clube de inovação | Área da Cantina |

Outras atividades
Galeria de Arte
Dia do Chá
Conheça nossa gestão democrática
Biblioteca
Laboratório Maker
Relacionamento
Jorge Mello: um artista memoralista do cordel
Jorge Mello transita entre as diversas vertentes da arte musical, além da formação como advogado. Bacharel em música, Mello é cantor, compositor, repentista, multi-instrumentista, produtor, arranjador, escritor, violonista, entre as várias funções que já ocupou no cenário artístico. Acrescenta-se também a esse currículo as atividades de desenhista e pintor. Piauiense, natural de Piripiri, Mello foi responsável pelo lançamento de artistas como Fagner, Belchior e Ednardo, mantendo um robusto acervo com mais de 80.000 itens referentes ao pessoal do Ceará e à música da sua geração, a ampla coleção de folhetos de cordel, livros relacionados à poesia, entre outros itens, acrescenta à biografia de Jorge Mello o caráter de ser um memorialista da cultura brasileira, focando principalmente o cordel.
SOBRE A MOSTRA: A mostra “Jorge Mello – um artista memorialista do cordel” será apresentada na Galeria de Arte Francisco Biojone no período de 28 de setembro a 28 de outubro. A abertura da exposição será no dia 28 de setembro, junto com o ECC Portas Abertas. Apresentação musical do artista “Jorge Mello – um trovador eletrônico”.
Início da 1ª apresentação: 9h / Início da 2ª apresentação: 10h30
Localização: Galeria de Arte e galpão em frente.
No ECC Portas Abertas, teremos o prazer de celebrar uma das tradições mais queridas da Escola Comunitária: o Dia do Chá!
O evento, que ocorre anualmente, em dia letivo do mês de agosto, marcou este ano sua 30ª edição!
Criado por Dona Amélia, nossa professora emérita, o Dia do Chá é muito mais do que a simples degustação da bebida. É uma experiência educativa que nos transporta ao universo das tradições e da cultura ao redor do consumo de chás que, desde sua origem na China, se espalhou pelo mundo. A bebida resultante da imersão das folhas da Camellia sinensis em água quente é conhecida como chá, enquanto que as preparações feitas com outras plantas são chamadas de infusões, como o “chá” de erva-doce.
O evento acontece sempre em agosto, mês do folclore, para celebrar e resgatar as tradições e conhecimentos populares que envolvem o consumo de chás e infusões. Em nossa Escola, essa tradição ganha um espaço especial para apreciarmos não apenas os sabores, mas também as histórias, os benefícios e o bem-estar que acompanham o consumo dessas bebidas através das gerações.
Ao circular pelo Portas Abertas, não deixe de saborear os chás de camomila, erva-doce, canela e cidreira que serão servidos na entrada do refeitório, ao lado do prédio da Administração.
Ah, para a experiência de provar os chás ficar ainda mais interessante, traga a sua xícara ou caneca e evite o uso de copos descartáveis, contribuindo para a sustentabilidade.
No Estande “Escola Democrática e Participativa”, alguns representantes associados da Sociedade Comunitária de Educação e Cultura (SCEC), mantenedora da Escola Comunitária de Campinas, se dedicarão a apresentação desta estrutura de gestão diferenciada, criada especialmente para oferecer as condições necessárias para dar materialidade ao Projeto Político Pedagógico que desenvolvemos.
Venha conhecer nossa Instituição, suas instâncias de participação, como as Assembleias, os Conselhos e as Comissões Operacionais.
Não perca a oportunidade de conhecer também a visão das pessoas que dedicam seu tempo ao trabalho voluntário, cerne desta construção que integra e inspira este ambiente educacional, diferente, humano, moderno, conectado à realidade e às necessidades da nossa sociedade.
Localização: Rampa de acesso ao prédio administrativo.
Convidamos todos os visitantes a explorar uma pequena amostra do acervo da nossa biblioteca, que estará disponível durante o evento ECC Portas Abertas. Os livros expostos poderão ser manuseados livremente, proporcionando uma experiência imersiva de aprendizado e descoberta.
Nossa coleção abrange diversos temas, desde clássicos da literatura até obras contemporâneas. Aproveite a oportunidade para conhecer nosso espaço físico, localizado no andar superior do prédio administrativo.
Localização: Galpão Administrativo.
Exposição de impressões 3D, projetos, pinturas e muito mais! As crianças poderão pintar stencils de animais e outras figuras, que serão cortados na hora com a Cricut. Uma experiência divertida e criativa para todos!
Localização: Em frente a sala do Grêmio (Cantina).
A seção de Relacionamento e Matrículas está incorporada ao Departamento de Relacionamento. É responsável por orientar as famílias sobre o processo de inscrição dos alunos na ECC.
A área fornece informações claras e objetivas sobre a instituição, o projeto político pedagógico, os cursos regulares e livres, a SCEC, as comissões e grupos, além da história da Escola.
Nossa equipe orienta as novas famílias sobre os procedimentos administrativos de inscrição para matrícula, documentação, os valores institucionais, mensalidades, sistema de avaliação e etc.
Dentre as atividades estão inclusas a realização de visitas virtuais ou presenciais à instituição, apresentação dos espaços físicos como praças, parques, salas de aula, laboratórios, bibliotecas, áreas esportivas, além do corpo docente qualificado e dos projetos ou ações institucionais da Escola.
Dessa forma, proporciona-se uma visão abrangente da estrutura pedagógica, visando à satisfação e o interesse de novas famílias.
Localização: Galpão Administrativo.