Pular para o conteúdo

No ECC Portas Abertas, você vai conhecer:


Horário:

Início às 9h, término às 13h.

📍Local: na Escola Comunitária

R. Egberto Ferreira de Arruda Camargo, 650 – Parque da Hípica. Campinas – SP


Os estacionamentos das portarias da entrada principal e do Infantil poderão ser utilizados pelos presentes, gratuitamente.

Opção 1 – estacionamento fechado e bolsão, localizados na Rua Egberto Ferreira de Arruda Camargo.

Opção 2 (ao lado do Campo) – estacionamento localizado na Rua Alberto Macchi.

Opção 3 – vagas existentes nas duas ruas.

A Comunitária Integral foi cuidadosamente planejada para oferecer às famílias, no contraperíodo das aulas regulares, uma proposta diferenciada em um ambiente acolhedor.

As propostas educativas são planejadas por uma equipe multidisciplinar, garantindo tempos de acompanhamento e estímulo à alimentação saudável, com almoço e lanche, momentos de autocuidado, descanso, estudo e lição de casa, recreação, projetos e oficinas diversificadas.

O atendimento da Comunitária Integral está organizado por grupos multietários, que propõe convivência, vínculos e troca de saberes.

As atividades extracurriculares complementam a formação dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento de diferentes habilidades e competências em áreas específicas. São modalidades que perpassam as áreas da CULTURA, TECNOLOGIA, ESPORTES e IDIOMAS.

Na Comunitária Extracurricular, estendemos o trabalho com os valores e princípios que são inerentes ao nosso projeto político pedagógico e que queremos efetivado em nossas práticas educativas.

Para as famílias, as atividades extracurriculares oferecidas na Escola proporcionam segurança, comodidade e otimização do tempo, evitando deslocamentos pela cidade.

Jhon Bermond- Território da Cor

O autor das obras, Jhon Bermond, estará presente no Portas Abertas para uma troca de ideias com o público sobre sua exposição, acompanhado pelas curadoras da mostra, Alba Silveira e Tina Gonçalez.

Desde a pré-história, o ser humano utiliza imagens para se comunicar, recorrendo a pigmentos naturais como carvão, rochas, plantas e terra para registrar suas experiências e modos de pensamento. Inspirado por essa prática ancestral, o artista visual John Bermond traz para o presente uma abordagem que alia arte e natureza, extraindo pigmentos segundo princípios de sustentabilidade, preservação e valorização cultural.

Reconhecido como um pesquisador da pintura orgânica e um verdadeiro permacultor, John desenvolveu a Apostila Intuitiva de Pigmentos Naturais, na qual compartilha suas técnicas de fabricação de tintas e de criação artística com elementos naturais. Sua pesquisa o levou por diversas regiões do Brasil, como Amazonas, Ceará, Bahia, Minas Gerais e São Paulo, onde ministrou oficinas para públicos de diferentes idades, difundindo conhecimento e estimulando a consciência ambiental.

A exposição “John Bermond – no Território da Cor” integra o calendário 2025 da Galeria de Arte, alinhando-se à temática estabelecida para este ano da ECC: sustentabilidade da vida terrestre. As obras destacam pigmentos obtidos no Cerrado brasileiro, convidando o público a um olhar atento para o mundo ao redor. Além da mostra, o artista conduziu uma oficina de pigmentos naturais com alunos do 7º ano, criando um diálogo direto com o projeto escolar sobre o Cerrado. Confira aqui o vídeo.

Localização: Galeria de Artes no pavimento térreo do prédio administrativo

No ECC Portas Abertas, teremos o prazer de celebrar uma das tradições mais queridas da Escola Comunitária: o Dia do Chá!
O evento, que ocorre anualmente, em dia letivo do mês de agosto, marcou este ano sua 31ª edição!

Criado por Dona Amélia, nossa professora emérita, o Dia do Chá é muito mais do que a simples degustação da bebida. É uma experiência educativa que nos transporta ao universo das tradições e da cultura ao redor do consumo de chás que, desde sua origem na China, se espalhou pelo mundo. A bebida resultante da imersão das folhas da Camellia sinensis em água quente é conhecida como chá, enquanto que as preparações feitas com outras plantas são chamadas de infusões, como o “chá” de erva-doce.

A escolha do mês de agosto se dá por ser considerado o mês do folclore, para celebrar e resgatar as tradições e conhecimentos populares que envolvem o consumo de chás e infusões. Em nossa Escola, essa tradição ganha um espaço especial para apreciarmos não apenas os sabores, mas também as histórias, os benefícios e o bem-estar que acompanham o consumo dessas bebidas através das gerações.

Ao circular pelo Portas Abertas, não deixe de saborear os chás de camomila, erva-doce, canela e cidreira que serão servidos na entrada do refeitório, ao lado do prédio da Administração.

Ah, para a experiência de provar os chás ficar ainda mais interessante, traga a sua xícara ou caneca e evite o uso de copos descartáveis, contribuindo para a sustentabilidade.

Localização: ao lado do prédio da Administração

No Estande “Escola Democrática e Participativa”, alguns representantes associados da  Sociedade Comunitária de Educação e Cultura (SCEC), mantenedora da Escola Comunitária de Campinas, se dedicarão a apresentação desta estrutura de gestão diferenciada, criada especialmente para oferecer as condições necessárias para dar materialidade ao Projeto Político Pedagógico que desenvolvemos. 

Venha conhecer nossa Instituição, suas instâncias de participação, como as Assembleias, os Conselhos e as Comissões Operacionais. 

Não perca a oportunidade de conhecer também a visão das pessoas que dedicam seu tempo ao trabalho voluntário, cerne desta construção que integra e inspira este ambiente educacional,  diferente, humano, moderno, conectado à realidade e às necessidades da nossa sociedade.

Localização: Rampa de acesso ao prédio administrativo.

Durante o evento, a Biblioteca da Comunitária oferecerá uma oficina de criação de marcadores de página, que será realizada no Galpão do Administrativo.

Também teremos nossa Balaioteca, uma iniciativa de incentivo à leitura promovida pela Escola Comunitária, como parte da programação da “ECC Literária”, evento anual que valoriza e estimula o hábito da leitura, além de aproximar autores e leitores.

A Biblioteca selecionou livros para doação, que foram distribuídos em “balaios” por diversas cafeterias de Campinas e agora estão aqui! Pegue o seu!

E, claro, não deixe de conhecer a Biblioteca da Comunitária! Nossa coleção contempla uma ampla variedade de temas, desde clássicos da literatura até obras contemporâneas. Aproveite a oportunidade para visitar

Localização: Galpão Administrativo e Biblioteca.

As crianças poderão se divertir pintando estênceis de animais e explorando a exposição de projetos criativos desenvolvidos no laboratório.

Localização: Laboratório Maker (ao lado da Galeria de Artes)

A área de Relacionamento e Matrículas é responsável por orientar as famílias sobre o processo de matrícula dos alunos na ECC, fornecendo informações sobre a instituição, o projeto político pedagógico, os cursos regulares e livres, a SCEC, as comissões e grupos, além da história da Escola.
O setor também recebe as famílias para conhecerem as nossas instalações e os vários ambientes de ensino distribuídos em mais de 35.000 m².
Dessa forma, proporciona-se uma visão abrangente da infraestrutura e da proposta pedagógica, contribuindo para a decisão de escolha da ECC pelas novas famílias.

Localização: Galpão Administrativo.

Durante o evento, a Equipe de Comunicação Institucional fará o registro e a divulgação das atividades. Caso você ou sua família desejem evitar registros fotográficos ou audiovisuais, informem os fotógrafos presentes no local.

A Equipe de Comunicação Institucional fará o registro e divulgação do evento. 
Confira abaixo o nosso termo de autorização de imagem:
A presente autorização é concedida a título gratuito, abrangendo o uso da imagem do participante do evento em todo o território nacional e no exterior. A divulgação da imagem poderá se dar por mídia em geral, escrita, falada, televisiva ou eletrônica, por qualquer meio de comunicação, dentre os quais podem ser destacados, a título de exemplos: site, redes sociais, cartazes, folders, revistas, anúncios, catálogos, mídia eletrônica, banners, trabalhos acadêmicos, televisão, rádio, documentários, vídeos institucionais, entre outros.
O presente instrumento particular de autorização é celebrado em caráter permanente,  podendo ser revogado, a qualquer momento, mediante solicitação formal à Escola.