Pular para o conteúdo

O Governo de São Paulo anunciou hoje a mudança da região de Campinas para a fase amarela do Plano São Paulo de combate à pandemia. Para as escolas, a mudança permite a ampliação da quantidade de alunos nas aulas presenciais de 35% para até 70% do total de alunos matriculados.

O número de alunos que a escola pode receber deve levar em conta o percentual permitido (até 70%), o tamanho das salas de aula de cada série/curso e o distanciamento de 1,5m. Na ECC, as salas de aula comportam de 50% a 70% dos alunos, dependendo da área útil da sala e da quantidade de alunos da turma. 

A partir dessas referências, organizaremos assim os grupos de rodízio:

  • Na fase amarela, a Resolução SEDUC nº 11, publicada em 25/01/21, prevê a frequência obrigatória nas aulas presenciais. Por isso, os pais dos alunos que, atualmente, estão apenas no ensino remoto, precisam alterar a opção para o presencial ou confirmar a manutenção das aulas remotas apresentando atestado médico, caso o aluno seja do grupo de risco. O atestado médico deverá ser enviado para o e-mail atestado@ecomunitaria.com.br, informando os dados do aluno (nome e classe) e a justificativa para a solicitação das aulas remotas.   
  • Teremos alguns dias para a transição de fase e as turmas serão reorganizadas dessa forma:

Classes que estão com 1 grupo de rodízio

  • nada será alterado.

Classes que estão com 2 grupos de rodízio

  • na próxima semana (8 a 12/2), o Grupo 1 (G1) frequentará as aulas presenciais;
  • os alunos do G2 poderão ser incluídos no G1, a partir de 10/2, dependendo do número de alunos que optaram pelas aulas presenciais e da capacidade de ocupação da sala.

  Classes que estão com 3 grupos de rodízio

  • na próxima semana (8 a 12/2), o Grupo 3 (G3) frequentará as aulas presenciais;
  • os alunos do G1 e do G2 poderão ser incluídos no G3, a partir de 10/2, dependendo do número de alunos que optaram pelas aulas presenciais e da capacidade de ocupação da sala.

Observações:

  • na fase amarela, não teremos nenhuma turma com 3 grupos, todas as turmas serão organizadas em 1 ou 2 grupos.
  • no dia 9/2, divulgaremos as novas configurações dos grupos que começarão a funcionar a partir do dia 10/2.

Irmãos e colegas

Nesta nova organização dos grupos de rodízio, com maior variação na forma de revezamento dos alunos nas turmas, não será possível garantir o agrupamento dos irmãos, principalmente quando são de cursos diferentes.

Pedimos também a compreensão dos pais e alunos no sentido de cumprirem a distribuição dos grupos estabelecida pela Escola, pois não será possível atender aos pedidos individuais de agrupamento dos alunos segundo os critérios de proximidade ou amizade.

Para alterar a opção por aulas remotas ou presenciais e também esclarecer possíveis dúvidas, os pais devem entrar em contato com as coordenações de cada curso:

Essa mudança para a fase amarela permitirá maior participação dos alunos nas aulas presenciais, favorecendo os aspectos pedagógicos, sociais e emocionais. 

Muito importante!

As equipes pedagógica e administrativa têm feito muitos esforços para construir e sustentar protocolos sanitários que protejam as crianças e suas famílias, os professores e funcionários, e suas famílias. Para que os protocolos tenham o resultado esperado, contudo, precisamos contar com a atenção e cuidados de todos.

Reforçamos a orientação das autoridades sanitárias para que evitemos aglomerações e para que sigamos em isolamento social, na medida do possível. Se os membros da nossa comunidade escolar (pais, alunos, professores e funcionários) frequentam e/ou permitem a ida das crianças e adolescentes a festas, encontros, baladas, etc. estarão colocando em risco toda a comunidade escolar, especialmente aqueles em maior risco, o que pode nos trazer prejuízos.

Mantendo os cuidados com a prevenção ao vírus, fora e dentro da escola, gradativamente e com segurança, vamos retomando de forma mais consistente a escola presencial.

É sempre importante ressaltar que poderão ocorrer alterações no que está sendo divulgado, na eventualidade de surgirem novas diretrizes para as escolas.

Agradecemos a colaboração e o empenho de todos nessa nova fase!

 

Atenciosamente,

Marcos Roberto Marcio

Diretor Pedagógico