Pular para o conteúdo

Na próxima semana, iniciaremos o ano letivo, desejando que seja um tempo de muitas conquistas, aprendizados e superações! 

Graças ao esforço e à competência dos cientistas, as vacinas foram desenvolvidas em tempo recorde e dependemos agora das autoridades governamentais e de saúde para que seja viabilizada a sua disponibilização a toda a população. Mesmo com o início da vacinação, sabemos que haverá necessidade de manutenção das medidas preventivas, por isso a ECC manterá todos os protocolos de biossegurança para a convivência segura na volta às aulas.

Como se dará a volta às aulas na ECC?

 

 

1) Determinações e orientações das autoridades

 

a) O DECRETO ESTADUAL 65.384, de 17/12/20, autoriza o funcionamento das escolas com até 70% de ocupação na fase amarela, situação em que se encontra a cidade de Campinas no momento. 

b) Aguardamos ainda o posicionamento oficial do poder público municipal, porém as informações preliminares que obtivemos junto ao gabinete da Secretaria de Educação, confirmam a autorização de funcionamento das escolas particulares com até 70% da ocupação, corroborando o decreto estadual.

c) O Conselho Estadual de Educação (CEE), por meio da DELIBERAÇÃO CEE 195/2021, publicada em 16/01/21, dentre outras providências, estabelece:

Art. 7º – Observados os protocolos sanitários e as orientações das autoridades, a distribuição mensal das atividades escolares deverá assegurar, pelo menos, 1/3 de atividades presenciais, na escola, facultada a sua oferta em diferentes dias ao longo do mês, em período diário inferior ao previsto regularmente ou em turno diverso do que estiverem matriculados os alunos.

Parágrafo único – Alunos incluídos em grupos de risco poderão, mediante atestado médico, realizar seu processo de ensino/ aprendizagem exclusivamente por meios remotos.

 

2) Cumprimento dessas medidas na ECC

 

a) Percentual de alunos que frequentará a escola diariamente

 

  • Como ainda não há situação normalizada de controle da pandemia, as escolas não poderão receber presencialmente, ao mesmo tempo, 100% dos seus alunos, sendo necessário organizar grupos de rodízio para as aulas presenciais.
  • Enquanto a nossa região permanecer na fase amarela, podemos receber até 70% dos alunos matriculados, observando o cumprimento dos protocolos estabelecidos para a Educação, dentre eles o distanciamento social de 1,5m.
  • A ECC trabalhará com a frequência de 50% dos alunos, capacidade máxima de ocupação dos nossos espaços respeitando o distanciamento.

b) Rodízio de alunos

  • O resultado da consulta aos pais sobre a opção pelas aulas remotas ou presenciais apontou os seguintes números em relação ao total de alunos matriculados: 

                                                     Aulas presenciais – 1.275 alunos (82,05%)

                                                     Aulas remotas – 233 alunos (14,99%)

                                                     Não responderam – 46 alunos (2,96%)     

  • Quando fizemos a consulta às famílias, ainda não tínhamos conhecimento da Deliberação 195/2021 do CEE, que prevê a frequência mensal obrigatória de 1/3 das aulas presenciais, por isso essa informação não fez parte do formulário de pesquisa.
  • Com a vigência da Deliberação do CEE, os pais que fizeram opção pelas aulas remotas deverão rever a posição ou apresentar atestado médico à Escola, caso o aluno faça parte do grupo de risco, para que tenha o direito de realizar apenas aulas remotas. O atestado médico deverá ser enviado para o e-mail atestado@ecomunitaria.com.br, informando os dados do aluno (nome e classe) e a justificativa para a solicitação das aulas remotas.   
  • Como mais de 80% dos alunos, segundo a pesquisa, frequentarão as aulas presenciais e, considerando a deliberação do CEE, faremos a divisão de todas as classes em dois grupos de alunos para o cumprimento do rodízio.
  • Os grupos de rodízio serão divulgados nesta sexta-feira (22/01), pelas coordenações de cada curso. 
  • O rodízio será semanal, ou seja, cada grupo frequentará uma semana presencial e outra remota.
  • Exceção será feita às turmas de Infantil 1 e 2 que, por terem um número reduzido de alunos por sala, será possível aos alunos frequentarem todas as semanas.
  • Os irmãos, na medida do possível, ficarão no mesmo grupo de rodízio para favorecer a organização e a rotina das famílias.  

 

c) Protocolos de biossegurança

Antes da volta às aulas, é importante que os pais releiam todo o “Protocolo de retomada às aulas presenciais” com seus filhos para que todos os procedimentos sejam cumpridos. Destacamos aqui pontos do protocolo:

  • Da mesma forma que orientamos no ano passado, o aluno somente poderá frequentar as aulas presenciais se estiver bem de saúde, não apresentando os sintomas relacionados à Covid-19. Também não poderá frequentar o presencial o aluno que tiver contato com caso suspeito ou confirmado da doença. Nesse sentido, além da ECC garantir as barreiras sanitárias de controle em suas instalações, precisa haver a corresponsabilidade das famílias para que a rede de proteção tenha eficácia. 
  • Por isso, existe o formulário de autodeclaração de saúde, no item “É hora de ir para a Escola” do protocolo, que precisa ser preenchido a cada semana que o aluno frequentar a Escola. O preenchimento e o envio do formulário deve ser feito na véspera do primeiro dia que o aluno frequentará a Escola.

 

d) Recursos digitais e os horários de aula

No contexto da pandemia de covid-19, no ano de 2020, a plataforma “Google for Education” e as ferramentas digitais do Google Classroom foram de grande importância para a interação entre os professores e alunos/famílias, permitindo o desenvolvimento das aulas totalmente à distância ou de forma híbrida.

No ano de 2021, continuaremos com o uso da plataforma Google e os alunos/famílias deverão acessar o “Classroom” da turma (Educação Infantil e Ensino Fundamental 1) e das disciplinas e agenda da classe (Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio).

A partir de hoje, os(as) professores(as) enviarão o convite para o acesso ao classroom.

Os alunos e pais também serão informados sobre os horários de aula da semana.

Possíveis dúvidas poderão ser esclarecidas com as coordenações dos cursos acessando AQUI os canais de comunicação.

A live desta noite tratará também da volta às aulas, reforçando todas essas informações e esclarecendo possíveis dúvidas.

Clique AQUI para acessar a live.

Esse planejamento da ECC levou em consideração as deliberações e orientações dos órgãos governamentais que temos neste momento. Ressaltamos que poderão ocorrer alterações no que está sendo divulgado, na eventualidade de surgirem novas diretrizes para as escolas.

 

Desejamos a todos um ótimo início de ano letivo!

 

Marcos Roberto Marcio

Diretor Pedagógico