Pular para o conteúdo

Nesta semana de 3 a 7 de maio tivemos o retorno ao modelo híbrido. A  intenção desta mensagem é compartilhar com vocês leituras gerais dos  primeiros dias de retomada, bem como nossas intenções para as  próximas semanas. Quanto mais mantivermos o bom diálogo, maior será  nossa resiliência e capacidade de superar os tempos pandêmicos. 

A semana trouxe momentos de alegria e euforia com os reencontros.  Ainda que tenhamos observado algumas inseguranças e dificuldades das  crianças em retomar a rotina presencial, situação natural e  compreensível, o saldo foi positivo. Ganhamos os olhos-nos-olhos, os  cheiros e movimentos, o trânsito pelo espaço físico e a esperança de que  aos poucos iremos repovoar fisicamente a escola, valorizando-a, talvez,  mais do que nunca. 

O balanço geral do uso dos protocolos sanitários escolares também foi  positivo, ainda que o recebimento das fichas de autodeclaração de saúde  tenha sido aquém do esperado. Voltamos a pedir atenção a isso. Nesta  semana, registramos no Painel Covid-19, disponível em nosso site, oito  casos suspeitos da doença, entre alunos e funcionários, que  frequentaram a escola e já foram afastados por apresentarem sintomas  ou por serem contactantes de caso confirmado da Covid-19. As famílias  da sala onde estudam os alunos suspeitos foram avisadas para terem  atenção com o surgimento de sintomas e os casos estão sob  monitoramento da escola e das autoridades sanitárias. Confiram as  perguntas e respostas mais frequentes em relação aos procedimentos  adotados para os casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 na ECC. 

O surgimento desses casos suspeitos nos lembra da importância das  atitudes preventivas, especialmente no que toca aos comportamentos de  todos nós. Ainda que estejamos em fase de flexibilização e que os  indicadores estejam em situação melhor do que há 15 dias, como  projetávamos, este é o momento de manter a guarda: máximo isolamento  social e uso rigoroso de máscaras, especialmente aquelas identificadas  na categoria PFF2. Como afirmamos no comunicado anterior,  “venceremos a Covid-19 na medida em que cada um de nós agir de modo  a impedir a transmissão comunitária do vírus e à medida que as  autoridades sanitárias ampliarem a cobertura vacinal nos próximos  meses”. Até lá, estejamos atentos! 

No âmbito pedagógico, temos reunido uma série de percepções das  famílias, dos representantes, da Comissão de Saúde, do Comitê de Gestão  da Pandemia e da equipe escolar, que nos ajudará a fazer ajustes na  distribuição das turmas, de modo a assegurar a maior presença possível  das crianças na escola, dentro dos 35% definidos pelo Plano São Paulo na  fase em que se encontra o município de Campinas. Em breve faremos  nova consulta às famílias e promoveremos ajustes a partir do dia  24 de maio.  

Agradecemos por todo o diálogo que temos tido com as famílias, pelo  esforço de toda a equipe escolar nessa nova fase de adaptação,  renovando com vocês nossa responsabilidade com todos os membros de  nossa comunidade. 

Atenciosamente, 

Conselho Administrativo 

Daniel Fernando Mechlin Prado (Diretor Financeiro) 

Edson Roberto de Souza (Diretor Administrativo Escolar) 

Fernanda Soares de Camargo Victor (Diretora Administrativa) 

Marcos Roberto Marcio (Diretor Pedagógico) 

Rogério Renato Silva (Diretor Geral) 

Verônica Siqueira Coutinho (Diretora Associada) 

07/05/2021