Comunicado do Conselho Administrativo
Prezados Associados da
Sociedade Comunitária de Educação e Cultura
Dirigimo-nos à toda a comunidade da Sociedade Comunitária de Educação e Cultura, e, em especial, aos signatários do abaixo-assinado encaminhado à Diretoria Financeira em 27 de abril próximo passado, para comunicar o que segue:
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Agradecemos antecipadamente o envolvimento de todos os associados nesta que é uma das poucas escolas que permite e incentiva tal participação. Buscamos sempre preservar o ambiente da reflexão, nas mais diversas áreas da Instituição, o que leva ao desenvolvimento de práticas que buscam responder ao anseio da maioria. Recomendamos sempre que os canais formais de participação sejam utilizados – o Conselho Comunitário e as Comissões Operacionais. Em especial, com relação às questões financeiras, reforçamos a participação nas reuniões regulares da Comissão Econômico/financeira.
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Com relação ao momento de pandemia que atravessamos, o Conselho Administrativo e a Equipe Pedagógica da ECC, com apoio de setores da área administrativa, tem concentrado esforços para garantir a entrega total dos serviços contratados dentro de todas as limitações que o distanciamento social impõe. As atividades remotas foram a prática durante 4 semanas, entre 27 de março e 17 de abril, quando o período de férias de julho começou a ser antecipado.
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Além da totalidade dos professores, os funcionários da área administrativa tiveram suas férias antecipadas: 94% deles continuam em férias até a segunda quinzena de maio, com possibilidade de nova prorrogação. Assim, a equipe administrativa estará disponível quando as atividades escolares forem normalizadas.
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Diante do comprometimento na renda das famílias, foram adotadas medidas que viessem auxiliar a situação financeira, comunicadas em 17 de abril, com destaque para:
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Prorrogação do vencimento da parcela de abril.
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Desconto de 10% nas parcelas de maio e junho.
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Possibilidade de negociação junto ao Serviço Social em condições especiais (negociação a ser realizada após o retorno normal das atividades na Escola, sendo que nenhuma sanção será imposta ao inadimplente neste período).
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Visando melhorar o fluxo de caixa da Instituição, foi permitida a antecipação de parcelas vincendas da anuidade escolar, com aplicação de taxa de desconto simbólica, para aquelas famílias que assim pudessem colaborar. O valor referente ao terço adicional das atuais férias – em comum acordo com professores e funcionários – será pago em dezembro, com a segunda parcela do 13º salário, foi feito o parcelamento de encargos sociais e outras medidas estão sendo avaliadas para que as obrigações da Sociedade sejam quitadas no vencimento.
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Importante esclarecer que já é prática a busca por melhores condições de contratos com terceiros e fornecedores de materiais diversos. A presente situação nos leva a adotar medidas ainda mais austeras na negociação de contratos e na realização de compras.
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Um dos maiores desafios que presenciamos é identificar quando a retomada das atividades pedagógicas irá acontecer, e em que condições. Isto define a estrutura administrativa necessária para atender as demandas da Escola na prestação do serviço de excelência que é dedicado à todas as famílias. Alguns cenários estão sendo elaborados pela Equipe Pedagógica, com os quais buscamos avaliar os impactos financeiros de possíveis medidas que venhamos a adotar, inclusive as relacionadas a MP 936/2020; o que não significa, necessariamente, que novos descontos serão auferidos às “mensalidades” escolares, em detrimento da qualidade dos serviços prestados e do equilíbrio econômico da Instituição.
Mais uma vez, agradecemos a confiança depositada neste momento de dificuldade pelo qual todos passamos juntos.
Sociedade Comunitária de Educação e Cultura
Conselho Administrativo
Diretoria Financeira
Comissão Econômico/financeira