Pular para o conteúdo

Carta aberta à comunidade da ECC

Ao longo das últimas três semanas, oito membros de nossa comunidade escolar participaram de um curso sobre “Educação e Relações Raciais”, organizado pela Ação Educativa. O curso foi realizado com seis escolas que fazem parte da liga interescolas por equidade racial, sendo a ECC a única participante de fora da capital paulista, evidenciando nosso pioneirismo e compromisso com o contexto sociohistórico brasileiro.

A Ação Educativa é uma organização da sociedade civil que trabalha desde 1994 no campo da educação, com foco na promoção da democracia, da justiça social e da sustentabilidade socioambiental. Tal missão alinha-se com nosso projeto político pedagógico, sobretudo com nossos princípios de justiça, ética, estética, liberdade, democracia e paz.

Com base nos avanços legais, em especial da lei 10.639 – que institui o ensino da cultura e história africana no currículo de todas as escolas brasileiras –, a Ação Educativa realizou ampla pesquisa nacional e internacional acerca do modo como as relações raciais vem sendo trabalhadas nas escolas, abrangendo currículo, festividades, espaço físico, contratações de profissionais para os diferentes cargos das instituições, entre outras dimensões do processo educacional. A partir da pesquisa realizada, foi desenvolvida uma metodologia para construção de um processo de autoavaliação participativa sobre a implementação da lei 10.639.

As dimensões a serem trabalhadas no processo de autoavaliação são:

1) Atitudes e relacionamentos.

2) Currículo e proposta político-pedagógica.

3) Recursos didático-pedagógicos.

4) Acesso, permanência e sucesso na escola.

5) A atuação das/os profissionais de educação.

6) Gestão democrática.

7) Para além da escola.

A implementação da metodologia implica participação das diferentes instâncias e setores da comunidade escolar, levantando potencialidades e desafios para avançarmos na equidade racial em nossa escola. Ao final do curso, foi apresentada uma proposta para implementação da metodologia simultaneamente ao processo em outras escolas, o que nos possibilita seguir trocando experiências, porém impõe um cronograma compartilhado.

Apresentaremos mais informações dessa proposta no Conselho Comunitário do dia 24/03 e contamos com a participação de nossa comunidade.

Clique AQUI para assistir à gravação Roda de Conversa, que aconteceu no dia 18/03, sobre os aprendizados e percepções do curso.