Informes do Conselho Administrativo
As primeiras semanas com a Escola funcionando presencialmente transcorreram num clima muito bom, reafirmando a importância da convivência entre as pessoas no ambiente escolar. Ao mesmo tempo, o funcionamento da “escola on-line”, garante a realização das atividades para os alunos que ainda não retornaram ao presencial ou para os grupos que se revezam no sistema de rodízio.
Para mantermos a nossa comunidade informada e envolvida com os assuntos da ECC, gostaríamos de destacar alguns assuntos:
INTERNET NA ECC
Na última semana, as aulas do período da manhã sofreram bastante interferência com recorrentes quedas ou instabilidade na conexão com a internet. Esse problema foi causado por falhas no sistema da Algar Telecom, empresa que fornece o serviço de internet por fibra óptica para a escola. Durante toda a semana, técnicos da Algar trabalharam na ECC e também de forma remota para solucionar o problema.
Visando prevenir novos problemas com a internet, estamos finalizando a negociação para a contratação de serviço adicional de internet, o que trará maior estabilidade no funcionamento das atividades remotas.
GRUPOS DE RODÍZIO
Na retomada das aulas presenciais em outubro/2020 e também iniciando este ano, a ECC adotou o rodízio semanal, escolha que considerou vários aspectos, dentre eles os protocolos de biossegurança, as situações de ensino e aprendizagem, os fatores socioemocionais e a rotina das famílias, procurando agrupar os irmãos nas mesmas semanas de rodízio.
Neste mês, retomando as aulas presenciais depois de dois meses no ensino remoto, os grupos de rodízio foram organizados procurando favorecer a presença dos alunos menores nas aulas presenciais, devido à maior dificuldade e autonomia com o ensino remoto.
Nos últimos dias, fizemos nova consulta aos pais sobre a opção pelas aulas presenciais ou remotas para o período de 24/05 a 30/06, o que resultou no retorno de mais alunos para as aulas presenciais. Com isso, os grupos, em sua maioria, foram reorganizados para recebermos os alunos até o final do semestre.
Iniciaremos também a experiência de rodízio por dias da semana para as turmas que assim desejarem. Para isso, uma consulta está sendo realizada com as famílias buscando definir o modelo (semanal ou por dias da semana) que melhor atenda à rotina de pais e alunos. Como prevemos um segundo semestre também com aulas híbridas, essa experiência com novas configurações de rodízio dos alunos tem o objetivo de buscar um sistema que melhor atenda às necessidades de todos: alunos, professores e pais.
CONQUISTAS E DESAFIOS DO ENSINO HÍBRIDO
O Conselho Comunitário desta semana (dia 27/05) trará como um dos itens de pauta uma reflexão sobre a experiência da Comunitária com essas novas configurações da relação de ensino e aprendizagem advindas do ensino remoto e híbrido. Conversaremos sobre como a equipe pedagógica tem se dedicado a esse tema e à busca de respostas para questões como essas:
- O que queremos deixar para trás do período de ensino remoto/híbrido?
- O que aprendemos nesse percurso de escola on-line/híbrida?
- O que desejamos fazer de diferente na Escola quando tudo voltar ao presencial?
Para participar do Conselho Comunitário é necessário preencher o formulário neste link, que também consta do e-mail que todos os sócios receberam.
CASOS DE COVID-19 NA ECC
Constantemente, através do Grupo Gestor da Covid-19 na ECC, monitoramos o cumprimento dos protocolos de biossegurança e buscamos sempre o seu aperfeiçoamento.
O Painel Covid-19, disponível em nosso site, registra os casos suspeitos ou confirmados da doença, entre alunos e funcionários. As classes que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados recebem comunicado da coordenação alertando os pais para terem atenção com o surgimento de sintomas em seus filhos. Todos os casos suspeitos ou confirmados são monitorados pela escola e também pela Vigilância em Saúde. Confiram as perguntas e respostas mais frequentes em relação aos procedimentos adotados para os casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 na ECC.
Hoje, por orientação da Vigilância em Saúde, suspendemos o retorno de um grupo de rodízio do 5º ano da tarde, pois temos neste grupo, que frequentou a escola na semana de 10 a 14/5, uma professora e dois alunos com Covid.
Desejamos à professora, aos alunos e demais funcionários com Covid o pronto restabelecimento.
Reforçamos a necessidade de manter a atenção e dedicação de todos (alunos, pais, professores e funcionários) às medidas protetivas que constam dos nossos protocolos. Ninguém deve frequentar a escola se estiver apresentando qualquer sintoma de alteração no seu estado de saúde ou se teve contato com caso suspeito ou confirmado de Covid.
EVASÃO E ADESÃO DE ALUNOS NA ECC
Estamos acompanhando de maneira muito cuidadosa o movimento de entrada e saída de alunos desde o início do ano letivo. Ao mesmo tempo que temos uma entrada maior de alunos, comparada aos anos anteriores, verificamos também uma saída maior de alunos desde o início do ano até esse momento.
Esse número maior de alunos que deixam a escola, numa taxa de evasão em torno de 4%, considerada baixa e dentro do histórico da ECC, é motivo de preocupação, sem dúvida. Porém precisamos ter o cuidado em relação a como o tema da evasão tem repercutido de maneira negativa em nossa comunidade. Comentários irresponsáveis como “a Comunitária está perdendo muitos alunos”, “um grupo grande de alunos deixou a escola”, “a escola não se importa com a saída de alunos” ou, ainda mais catastrófico, “a Comunitária vai acabar”, apenas contribuem para gerar insegurança e prejudicam a imagem da ECC.
Os motivos das saídas são variados, que vão de dificuldade financeira à insatisfação com a existência de rodízio de alunos, situação que não é escolha da escola, mas medida das autoridades para o contexto da pandemia.
Para todas as famílias que manifestam intenção de deixar a escola, procuramos estabelecer o diálogo na busca de conciliação de fatores financeiros ou escolares. Algumas famílias deixam a escola com muito pesar e externam o desejo de retornarem quando possível, pois é a proposta pedagógica da ECC que querem para seus filhos. Ficamos muito felizes quando conseguimos receber essas famílias de volta!
Pedimos às famílias da ECC que participem dos espaços de diálogo, que busquem informações confiáveis junto à coordenação ou direção, que tragam críticas e sugestões que agreguem, evitando passar à diante boatos que só prejudicam a nossa Escola.
CICLO DE DIÁLOGOS: PRECISAMOS FALAR SOBRE O MEU, O SEU, O NOSSO RACISMO
Iniciamos na ECC, no 2º semestre de 2020, um movimento de reflexão sobre o racismo estrutural, com a participação de um grupo de pessoas composto por pais, professores e funcionários.
Desde então, esse grupo, denominado Coletivo Antirracista na ECC e aberto à participação de todos, vem dialogando com o Conselho Administrativo, com o Colegiado Pedagógico, com o Conselho Comunitário e com toda a comunidade escolar, visando a conscientização sobre o tema do racismo estrutural e de possíveis ações antirracistas para tornar a nossa Escola mais plural, valorizando a diversidade étnico-racial das pessoas que a compõem.
Neste ano, a ECC passou a integrar a Liga Interescolas Antirracistas, sendo a única escola participante fora da capital paulista, confirmando o nosso pioneirismo e compromisso com a agenda antirracista. Entre os meses de fevereiro e março, juntamente com outras escolas da Liga, participamos do curso “Educação e Relações Raciais”, promovido pela Ação Educativa. Nove pessoas da nossa comunidade, entre gestores, professores, funcionários e pais, participaram do curso e puderam compartilharam suas experiências e aprendizados em Live realizada no dia 18/03. Confiram AQUI o vídeo da Live.
Ao longo do ano, várias ações estão sendo planejadas com o objetivo de sensibilizar e informar os integrantes da nossa comunidade sobre a urgência de discutirmos o tema do racismo estrutural e de construirmos uma ECC que promova cada vez mais a diversidade e realize uma educação na perspectiva antirracista, como nos alerta Silvio Almeida:
“Em uma sociedade em que o racismo está presente na vida cotidiana, as instituições que não tratarem de maneira ativa e como um problema a desigualdade racial irão facilmente reproduzir as práticas racistas já tidas como ‘normais’ em toda a sociedade”.
Almeida, Silvio. Racismo Estrutural (Feminismos Plurais) (p. 34). Coordenação de Djamila Ribeiro.
Pólen Livros. Edição do Kindle.
Como uma dessas ações, tivemos na última sexta-feira (21/05), o primeiro encontro de um ciclo de diálogos, promovido pelo Coletivo Antirracista na ECC, com o tema “Precisamos falar sobre o meu, o seu, o nosso racismo”. O próximo encontro acontecerá no dia 11/06, às 19h.
Os encontros contarão com a participação de Luana Tolentino, doutoranda em Educação e professora de História, que tem se dedicado à formação inicial e continuada de professores, além de ser escritora e autora do livro “Outra educação é possível: feminismo, antirracismo e inclusão em sala de aula“.
Luana também é colunista da Revista Carta Capital e, no seu último artigo “Escolas privadas devem assumir compromisso com uma educação antirracista“, publicado em 14/05, cita a Escola Comunitária como exemplo para outras escolas na sua iniciativa de promover uma educação antirracista.
Neste ano ainda bastante desafiador, continuaremos a busca pela união da nossa comunidade, fazendo os movimentos necessários para superar as dificuldades, aperfeiçoar o trabalho com nossos alunos, mantendo o projeto político pedagógico da Comunitária.
Contamos com todos vocês!
Atenciosamente,
Conselho Administrativo
Daniel Fernando Mechlin Prado (Diretor Financeiro)
Edson Roberto de Souza (Diretor Administrativo Escolar)
Fernanda Soares de Camargo Victor (Diretora Administrativa)
Marcos Roberto Marcio (Diretor Pedagógico)
Rogério Renato Silva (Diretor Geral)
Verônica Siqueira Coutinho (Diretora Associada)
24/05/2021