Pular para o conteúdo

Por Betina Mantoan

Na data de hoje (21), a Escola Comunitária aderiu ao Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, seguindo a recomendação do Comitê de Coordenação Nacional da Rede PEA-Unesco, um programa com o qual a ECC mantém uma parceria há uma década.

A instituição promoveu uma série de atividades voltadas para a reflexão sobre ações antirracistas, visando uma equidade racial mais efetiva em todos os âmbitos da sociedade.

No Ensino Médio, o evento teve início com uma palestra da jornalista, educadora antirracista e mestra em divulgação científica e cultural pela Unicamp, Paula Batista, com o tema “As engrenagens do racismo”. 

Logo após, estudantes dos 8ºˢ e 9ºˢ anos do Ensino Fundamental 2 e Médio receberam a pesquisadora do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Ingrid Barcelos. Ela é Pesquisadora Líder do Laboratório de Amostras Microscópicas e abordou o tema da diversidade na ciência, defendendo a necessidade do incentivo à participação das mulheres, em especial das mulheres negras, na produção científica. Vale ressaltar que Ingrid foi a segunda mulher a ter sua tese de doutorado laureada com o prêmio José Leite Lopes, em 2015, e recebeu o prêmio “Para Mulheres na Ciência – Categoria Física – 2021” concedido pela L`Oréal-UNESCO-Academia Brasileira de Ciências.

Posteriormente, os alunos participaram de atividades/oficinas com temas como combate ao racismo ambiental, bonecas Abayomi, basquete de rua, cinema com foco em animações africanas, racismo nos esportes, movimento negro organizado, matemática pela equidade, perspectivas racistas e antirracistas na música popular brasileira, entre outros.

As crianças do Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano) iniciaram o período com uma dança circular realizada nas quadras, ouvindo a música “Azul, Amarelo e Branco”, de Anavitória, uma expressão poética que celebra a identidade cultural e a liberdade individual. Após esse momento, cada turma realizou atividades diversificadas com suas respectivas professoras, como pinturas de pranchetas com motivos afro, leituras de livros da Afroteca, vídeos, colorimetria, brincadeiras africanas e a construção coletiva com fitas coloridas representando as diferenças e a diversidade entre as pessoas. 

As crianças do Curso Infantil também participaram do Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial. Em continuidade ao trabalho que já compõem o dia a dia dos alunos, eles participaram de vivências, rodas de leitura, músicas e brincadeiras, com o intuito de valorizar a cultura africana, tão presente em nosso cotidiano. Farão posteriormente oficinas em parceria com o Ensino Médio.

A iniciativa demonstra o compromisso da Escola Comunitária em promover ações concretas de conscientização e enfrentamento do racismo.

Fotos: Ákilla Magalhães