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Tecnologias da Educação

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A trajetória da Escola Comunitária no uso das tecnologias digitais remonta à década de 90, marcando-a como uma das pioneiras nesse campo. Em consonância com as competências gerais estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a instituição direciona sua abordagem para a cultura digital, priorizando o desenvolvimento de habilidades reflexivas, éticas e críticas dos alunos em relação ao uso das tecnologias. O objetivo é proporcionar uma formação que os capacite a utilizar a internet de maneira responsável, consciente e segura.

Para viabilizar essa proposta, todas as salas de aula da Escola Comunitária estão equipadas com recursos de multimídia, incluindo um Laboratório de Informática, além de laboratórios móveis e Chromebooks. A escola também faz uso de diversas ferramentas digitais, destacando-se o Google Workspace, contando com profissionais especializados em Tecnologia da Informação (T.I), Tecnologia Educacional (T.E) e em conformidade com a legislação de proteção de dados.

Na Educação Infantil, o uso do Classroom é significativo tanto para as professoras quanto para as famílias, facilitando a comunicação e a interação. Já no Ensino Fundamental 1, os alunos começam a se familiarizar e se tornar usuários ativos da plataforma, envolvendo-se em atividades que incluem fotos, imagens, textos, slides, 3D e pesquisas orientadas na internet.

No Ensino Fundamental 2, as práticas digitais são aprofundadas com o uso de Chromebooks e dispositivos móveis, ampliando-se o uso do Google Workspace para diversas atividades pedagógicas. No Ensino Médio, especificamente, o Evolucional é utilizado como uma ferramenta para análise de desempenho dos alunos nos simulados, complementado pelo uso de livros didáticos digitais e pela plataforma Letrus, especialmente para as aulas de produção textual.