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Por Betina Mantoan

Durante uma atividade prática recente, estudantes dos 6ºˢ anos do Ensino Fundamental 2 mergulharam no fascinante mundo das sombras solares e suas relações com as horas do dia. Através da observação cuidadosa e da experimentação, os alunos puderam compreender melhor como a posição do Sol afeta o tamanho e a direção das sombras.

Utilizando um gnômon, haste vertical projetora de sombras, os alunos puderam marcar e estudar as sombras que se formavam ao longo do dia. Esta atividade permitiu que eles estabelecessem uma conexão clara entre a variação das sombras e os diferentes momentos do dia.

No Laboratório de Ciências, os estudantes deram um passo adiante ao simular a posição do Sol usando uma lanterna. Ao ajustar a altura da lanterna em relação à superfície da bancada, eles observaram como o comprimento da sombra variava. Ficou evidente que quanto mais baixo o “Sol” (representado pela lanterna) estava no horizonte, mais longa era a sombra projetada.

Essa prática experimental não apenas proporcionou uma compreensão mais profunda dos fenômenos solares, mas também incentivou os alunos a explorarem conceitos de física de forma prática e envolvente. Ao final da atividade, os estudantes concluíram que a altura do Sol em relação ao horizonte desempenha um papel crucial na formação das sombras, abrindo portas para novas investigações e descobertas sobre o comportamento da luz solar.

Fotos: Ákilla Magalhães